Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). A grande área de interesse é a dos Processos Multifásicos aplicados à Engenharia Química, tanto a nível experimental quanto na modelagem e simulação dos processos através do desenvolvimento de modelos teórico-computacionais baseados nas equações de conservação das grandezas físicas envolvidas. Outras áreas de pesquisa usualmente associadas a esta são: Combustão, Métodos Numéricos, Transferência de Calor e Massa com Reação Química, Transferência de Calor por Radiação e Escoamentos em Meios Porosos.