Linhas de Pesquisa

Caracterização das interações fluido-fluido e rocha-fluido no processo de injeção WAG em reservatórios do Pré-sal brasileiro

Estudo da influência da injeção alternada de água e gás (WAG), água carbonatada e CO2 livre nas interações fundamentais entre as fases presentes nos reservatórios carbonáticos do Pré-sal. As interações fluido-fluido são representadas pela tensão interfacial água-óleo, miscibilidade entre o gás e o óleo e a fração de gás em ambas as fases líquidas. As interações rocha-fluido são caracterizadas …

+ mais

Integração de dados laboratoriais com dados geofísicos de poço para caracterização petrofísica de reservatórios e optimização da produção de hidrocarbonetos.

Planejamento, gestão e controle de qualidade de análises laboratoriais em amostras de testemunho, petrofísica básica e especial. Contextualização geológica e expansão de escala através de dados de poço, perfilagem geofísica e testes de formação. Avaliação integrada do reservatório para auxiliar as estratégias de recuperação avançada de petróleo. Pesquisador responsável: Edmilson Rios

+ mais

Caracterização de Petróleo e Comportamento dos Fluidos através de Análise PVT

A caracterização do petróleo envolve o completo entendimento dos fluidos dos reservatórios, incluindo a composição química, propriedades físico-químicas e o comportamento dos fluidos durante as etapas da exploração e produção de petróleo. Os processos de exploração e produção submetem os fluidos do reservatório a constantes mudanças. As variações de pressão, volume e temperatura, e a …

+ mais

Avaliação PVT de fluidos complexos

Dados de análise PVT aliados a modelos termodinâmicos são utilizados na previsão do comportamento das fases e das mudanças composicional ao longo da vida do reservatório. O laboratório PVT do LRAP está preparado para avaliar amostras de fluidos complexos oriundas tanto de reservatórios como dos separadores de superfície. Através de técnicas de cromatografia, viscometria e …

+ mais

Avaliação de dano à formação devido à deposição de asfaltenos e incrustações inorgânicas.

O laboratório PVT do LRAP está preparado para avaliar amostras de fluidos que possam provocar dano à formação através de técnicas de difratometria, calorimetria, cromatografia de íons e microscopia.  Os dados gerados serão analisados e confrontados com modelos termodinâmicos existentes. Além da análise de dano, também serão realizadas avaliações da alteração de molhabilidade de rocha …

+ mais