A Sustentabilidade surgiu como a tradução do conceito de desenvolvimento sustentável para o ambiente de pesquisa acadêmico, configurando um novo modelo de gestão, no qual a atuação na dimensão social e ambiental, aliada às boas práticas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, interferem positivamente nas atividades de rotinas do Laboratório – LRAP.

Nossos laboratórios estão sendo concebidos dentro dos padrões da ISO 17025:2017 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, norma para sistema de gestão em laboratórios.

Com o objetivo de fomentar ao nosso grupo, o conceito de Sustentabilidade, optamos por padrões baseados em requisitos normativos e legais. De forma a garantir um ambiente seguro, com o grupo trabalhando satisfeito, buscando alternativas de reciclagem dos materiais e reaproveitamento dos reagentes e garantindo, também, a qualidade das pesquisas realizadas através da confiabilidade dos resultados.

Hoje, várias das ações, projetos de pesquisa, implantações de práticas sustentáveis e divulgação conceitos de SMS, contribuem, de forma direta ou indireta, para atender ao nosso compromisso com a sustentabilidade. Uma importante ação neste sentido foi a contratação de um profissional totalmente dedicado a implementação de um sistema de QSMS (qualidade, segurança, meio ambiente e saúde) em dezembro de 2017.

Visando implementação do Sistema de QSMS, um conjunto de ações que vêm sendo conduzidas pelo LRAP em consonância com os requisitos das empresas financiadoras. São estas:

  • Realização ações de sensibilização do público interno (alunos, pesquisadores, professores e profissionais de apoio) sobre a importância da sustentabilidade;
  • Realização de ações de melhorias relacionadas à segurança e bem estar do público interno;
  • Implementação sistema de gerenciamento de resíduos;
  • Disseminação do conceito de organização e limpeza do ambiente de trabalho.
  • Capacitação dos profissionais implantação de um sistema de gestão da qualidade, baseado na norma ISO 17025:2017.

Assim buscamos a promoção do desenvolvimento sustentável, equilibrando a concepção de novos projetos de pesquisa com responsabilidade social e ambiental.